Luto por animal de estimação
Muitas pessoas consideram os seus animais de estimação como membros da família, pelo que quando há a perda de um, o processo de luto desenvolve-se da mesma forma como se tratasse de uma pessoa próxima.
No entanto, socialmente, existe ainda algum estigma relativamente a este luto, havendo muito quem questione “estás assim por causa de um animal?”, com o propósito de minimizar a importância deste Luto, pelo que não oferecem o apoio que o enlutado precisa.
Muitos donos escondem os seus sentimentos para não serem criticados por quem nunca teve animais de estimação, ou quem não encare a perda da mesma forma, por não ser compreendida a forte relação afetiva criada entre os dois.
Por outro lado, outros chegam a sentir-se envergonhados pela dor que sentem, não a querendo demonstrar, apesar deste tipo de sentimentos ser bastante comum.
É importante que este tipo de Luto seja encarado como natural e válido, visto que se trata da perda de um ser com quem existia um vínculo de extrema importância, podendo para muitas pessoas ser a ligação mais forte e importante das suas vidas.
Um Conselheiro de Luto está preparado para ajudar neste tipo de situações, acompanhando no processo que se torna necessário, ou encaminhando o cliente para um tratamento médico, no caso de se verificar alguma patologia que possa surgir
